Água
A água é um líquido insípido, inodoro e incolor, não possui calorias e é fonte de minerais. O consumo de água deve ocorrer durante todo o dia, uma boa dica é sempre ter uma garrafinha com você, no carro, no trabalho, em casa e na academia. Se você não gosta de água pura, crie uma versão aromatizada colocando folhas de hortelã, alecrim, rodelas de laranja ou limão.
Chás
Depois da água, o chá é a bebida mais consumida em todo o mundo. Entre as infusões mais apreciadas podemos destacar: camomila, erva cidreira, erva doce, hortelã, menta e maracujá. Para auxiliar no emagrecimento os mais usados são aqueles preparados a partir da Camelia sinensis, como os chás verde, vermelho e branco, que atuam aceleram o metabolismo. Os chás não devem ser adoçados, para dar sabor pode-se adicionar canela em pau, cravo, rodelas de laranja e tangerina. Experimente usar também cascas de maçã e limão, pedaços de morango, abacaxi e outras frutas.
Sucos de Frutas
São ricos em vitaminas e minerais, além de refrescantes, fornecem energia e hidratam. Devem ser consumidos ao longo do dia, mas não em substituição a água. São inúmeras possibilidades de combinações de frutas para preparo de sucos naturais, mas se você prefere uma opção já pronta, em função da praticidade, opte por aqueles sem conservantes e sem adição de açúcar, estes podem ser encontrados em diversos sabores: limonada, suco de laranja, suco de uva, açaí com morango, maçã e guaraná, mamão com laranja, maçã e banana. Outra excelente opção é o suco de cranberry, uma fruta vermelha, que possui potente ação antioxidante, auxiliando no retardo do envelhecimento precoce da pele.
Bebidas Isotônicas
São utilizados por praticantes de atividades físicas para repor água e sais minerais perdidos através da transpiração. Possuem formulação semelhante ao plasma o que facilita a sua absorção.
Se houver pratica de atividade física, comum no período de férias, a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração. Muito da água perdida vem do sangue, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo, podendo prejudicar a função cardiovascular. Se o exercício for intenso, a reposição de líquidos deve ser freqüente.
O que muitos não sabem é que os líquidos podem ser grandes aliados no emagrecimento. Eles promovem a saciedade ao favorecer a distensão gástrica, ou seja, a sensação de estômago "cheio", principalmente se for ingerida cerca de 30 minutos antes das principais refeições, favorecendo a redução do consumo de calorias. Além disso, quando o líquido é consumido gelado, este apresenta efeito termogênico, ou seja, faz o corpo gastar mais energia para equilibrar a temperatura do líquido com a do organismo para que este seja então absorvido.
Aquela sensação de estômago "vazio" pode ser confundida, pois os centros que regulam as sensações de fome e sede no cérebro são próximos. Por isso, ao sentir fome tome um pouco de água e aguarde, se a sensação passar, é sinal de que o problema era a sede; se persistir, então será necessário comer alguma coisa. Porém vale lembrar que não devemos esperar sentir sede para ingerir líquidos, pois a sede já é um sinal de desidratação.
Quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas, prejudicando a digestão dos alimentos e podendo ocasionar indigestão e flatulência. A água ajuda ainda a hidratar o bolo fecal, auxiliando na eliminação de metabólitos tóxicos do organismo. Isso se reflete em uma pele mais bonita e no melhor funcionamento do intestino.
By: http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/
Nenhum comentário:
Postar um comentário